Hidratante corporal ou óleo corporal: conheça a diferença entre os dois produtos e hidrate sua pele da melhor forma
Os hidratantes corporais e óleos corporais são ambos excelentes aliados para manter a pele macia e nutrida, mas possuem diferenças em sua composição e modo de ação.
Hidratantes corporais são geralmente à base de água e contêm emolientes, umectantes e agentes hidratantes, que ajudam a repor a umidade perdida pela pele. Eles formam uma barreira que impede a perda de água, deixando a pele macia, flexível e protegida de agressões externas. São ideais para todos os tipos de pele, especialmente para aquelas que precisam de hidratação mais leve ou que se ressecam facilmente, como no caso de peles normais a secas. Seu uso é recomendado após o banho, quando a pele ainda está úmida, potencializando a absorção.
Óleos corporais, por outro lado, são ricos em lipídios, que ajudam a reforçar a barreira natural da pele e reter a umidade, mas sem necessariamente fornecer água. Ao serem aplicados na pele ainda úmida, eles criam uma película protetora que evita a perda de água. Embora não substituam a hidratação que os cremes proporcionam, os óleos são ótimos para nutrir e conferir brilho, além de oferecerem uma sensação de pele macia e sedosa. Eles são especialmente indicados para peles muito secas ou ressecadas.
Os hidratantes corporais são mais adequados para repor a umidade e hidratar a pele, os óleos corporais atuam como um selante, impedindo a perda de hidratação e nutrindo a pele. A combinação de ambos pode ser uma ótima estratégia para manter a pele saudável e radiante.