Pular para o conteúdo principal

Química orgânica e o uso na perfumaria

 A produção de perfumes vem desde as civilizações antigas, quando eram utilizados oleos de plantas e sementes para rituais religiosos. Com o passar do tempo as técnicas de extração desses óleos foram se aperfeiçoando. E com a inovação da ciência e o surgimento da Química Orgânica, a indústria de perfumaria pode criar fragrâncias ainda mais complexas, respeitando o meio ambiente.



A química orgânica desempenha um papel fundamental na indústria da perfumaria, sendo a base para o desenvolvimento de fragrâncias que são apreciadas em todo o mundo. Através do estudo das moléculas e das suas interações, a química orgânica permite a criação de perfumes complexos e inovadores, explorando desde substâncias naturais até compostos sintéticos.

No início da perfumaria, as fragrâncias eram extraídas exclusivamente de fontes naturais, como flores, resinas, ervas e especiarias. A química orgânica permitiu a identificação dos principais compostos responsáveis pelos aromas dessas substâncias. Com o avanço da química orgânica no século XIX, foi possível sintetizar em laboratório moléculas aromáticas que replicam os cheiros naturais. A extração e purificação desses compostos, através de métodos como destilação a vapor e extração por solventes, são processos químicos que possibilitam a utilização desses ingredientes na criação de perfumes. 

A descoberta de compostos sintéticos, revolucionou a perfumaria, tornando possível criar fragrâncias a partir de ingredientes mais estáveis, acessíveis e em maior quantidade. Isso democratizou o uso de perfumes, que antes dependiam de raras matérias-primas naturais que acabavam impactando o meio ambiente. 

Nesse sentido, a Química Orgânica também revolucionou a forma de cuidar do meio ambiente no processo de fabricação de perfumes, uma vez que aromas como o musk e âmbar, originalmente derivados de glândulas e excretos animais como, o veado e baleias, onde era necessário executar os animais para a extração desses compostos. Esses dois compostos são muito utilizados na perfumaria, principalmente nas notas de fundo, para dar o aroma mais intenso e amadeirado, também ajudam a prolongar a fragrância sendo denominados como "fixadores".

A produção de ingredientes sintéticos, além de reduzir a necessidade de explorar recursos naturais limitados, como madeiras raras ou flores silvestres, possibilita a criação de fragrâncias ecologicamente corretas. A química orgânica é a ciência que sustenta a arte da perfumaria. Ela não apenas possibilitou a criação de fragrâncias acessíveis e duradouras, mas também abriu portas para a inovação, permitindo que perfumistas explorem um vasto universo de aromas, naturais e sintéticos, para criar perfumes únicos.

Conteúdos mais pesquisados

Fixação x Projeção: o que é isso?

  Você conhece o seu perfume?  Sabe por quanto tempo ele fica no ar ou na sua pele? Vamos lembrar que o perfume é uma composição química, um misto de moléculas A união dessas moléculas pode fazer com que elas se tornem mais densas, ou seja, "pesadas" e como consequência tendem a evaporar mais lentamente. Ou mesmo o contrário disso, a união das moléculas pode fazer com que se tornem mais leves e evaporem mais rápido. No mundo da perfumaria denominamos isso como fator determinante para a fixação e projeção de uma fragrância PROJEÇÃO É o quanto uma fragrância exala seu aroma no ambiente Existem basicamente três níveis de projeção que se combinam com os níveis de fixação Projeção baixa - quando a fragrância é mais leve e possui menor quantidade de óleos essenciais, como por exemplo Eau de Cologne - que pode atingir até 3% de concentração de óleos essenciais - o seu aroma será sentido nas primeiras borrifadas e nos primeiros 30min após as primeiras borrifadas, após isso é necessár...

O que são as concentrações de perfumes?

  Você sabe qual é a concentração do seu perfume e o que ela significa? Vamos conhecer os quatro principais tipos de concentrações de perfumes Eau de Cologne, Eau de Toilette, Eau de Parfum e Parfum Antes disso, vamos lembrar que o perfume é formado por diferentes tipos de ingredientes, como por exemplo, óleos essenciais, água, álcool, dentre outros. A densidade de cada ingrediente vai definir o quão concentrada é aquela fragrância. Vamos conhecer cada concentração Eau de Cologne - são os perfumes de menor concentração, possuem mais água e álcoois e seus óleos essenciais são menos densos e mais voláteis, ou seja, evaporam mais rápido. Possuem de 2 à 5% de óleos essenciais e podem ter uma fixação de até 4hs. Normalmente são fragrâncias refrescantes, de projeção menores e fixação menores também. Perfumes nacionais normalmente utilizam essa concentração pois, segundo especialistas do mundo da perfumaria , essa concentração é ideal para climas tropicais. Existem inúmeros perfumes impor...

Perfumes infantis x perfumes adultos

 Perfumar-se é um hábito e devemos cultivá-lo desde cedo. Mas você sabe por que existem fragrâncias especificas para crianças?  Conheça essa e outras fragrâncias infantis aqui   Os perfumes infantis são desenvolvidos com uma formulação especial para atender às necessidades delicadas da pele das crianças e garantir a segurança em seu uso diário. Uma das principais diferenças entre perfumes infantis e perfumes para adultos é a concentração dos ingredientes, principalmente das fragrâncias. Perfumes infantis possuem uma concentração muito mais baixa de óleos essenciais e compostos aromáticos, o que resulta em uma fragrância mais suave e menos intensa, evitando qualquer tipo de irritação ou sensibilização da pele. Além disso, os perfumes infantis normalmente são livres de álcool ou utilizam uma quantidade muito reduzida, já que o álcool pode ressecar ou agredir a pele mais sensível dos pequenos. Outra característica importante é que as fragrâncias para crianças costumam ser hi...

Flaconete x Decant

  Antes de entender qual é a diferença entre um Decant e um Flaconete, precisamos em primeiro lugar saber o que é um perfume. O perfume O perfume é bem mais que só um liquido com aroma agradável. Antes de tudo o perfume é uma composição química, formado por moléculas químicas. Os óleos essenciais aromáticos retirados das plantas se unem ao álcool e à água para formar o liquido tão precioso: o PERFUME! Essa união entre os óleos e os demais ingredientes só é possível por reações químicas que se completam. É por isso que cada fragrância tem características próprias. E também é por isso que devemos guardar os nossos perfumes sempre de maneira adequada, para que não sofram interferências que podem alterar suas propriedades químicas. Quais são essas interferências que podem alterar as propriedades de um perfume? Física ou química  Alterações físicas podem ser percebidas através da própria coloração e textura do perfume. E podem ser causadas através do calor ou umidade do ambien...